Museu do Índio Portal Brasil CGU - Acesso à Informação
Trocar cores de fundo Fundo branco Fundo cinza Fundo marrom Fundo vermelho Fundo amarelo Fundo verde
banner internas kalapalo.jpg
Página Inicial > Eventos > Exposições > Mostras Externas e Itinerantes

Exposições

Mostras Externas e Itinerantes

  • Exposição “Ritual da Imagem: arte Asurini do Xingu”, apresentada nos seguintes locais:
    - Museu da Inconfidência, Ouro Preto (MG), novembro de 2010 
    - Museu do Índio da Universidade de Uberlândia (MG) – abril de 2010 
  • Mostra fotográfica “Ojapo Porã’i”:
    - Centro de Formação em Política Indigenista-CFPI/Funai, em Sobradinho (BSB) – na inauguração do Centro, em agosto de 2010.
    - Museu de Arte Sacra, Paraty (RJ) – julho de 2011. 
  • Exposição “Arte Guarani”, no Centro Cultural da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, como parte do Projeto UERJ sem Muros – outubro de 2010.  
  • Exposição “Cerâmica Karajá: a voz visual das mulheres Iny”, na Galeria Cândido Portinari, Universidade do Estado do Rio de Janeiro – agosto de 2011.  
  • Exposição etnográfica “Tecendo a arte, tecendo a vida – mulheres Tiriyó e Kaxuyana”, organizada pelo IEPÉ e pelo Museu do Índio e apresentada nos seguintes locais:

    -Capela Ecumênica da Universidade Federal do Pará, integrando a 27ª Reunião Brasileira de Antropologia, em Belém – agosto de 2010.
    -Praça de Alimentação do Shopping Macapá – inaugurada em 18 de abril, integrando as atividades da Semana do Índio de 2011 do Amapá.
    -Museu Kuahí dos Povos Indígenas do Oiapoque, na cidade de Oiapoque (AP) – maio de 2011. 

  •  Exposição etnográfica “Cantobrilho Tikmũ’ũn ...no limite do país fértil” e mostras integradas:
      - Museu de Artes e Ofícios-MAO, Belo Horizonte (MG), parceria Museu do Índio/Secretaria de Desenvolvimento Social de MG/MAO, parte da 5ª Semana dos Direitos Humanos, em comemoração ao 62º aniversário da Declaração dos Direitos Humanos – dezembro de 2010.
      - Museu do Índio da Universidade Federal de Uberlândia (MG) – inaugurada em abril de 2011. 
  • Exposição “Tape-Porã, impressões e movimento – Os Mbya no Rio de Janeiro”,  e instalação “Casa Mbya-Guarani” - parceria Museu do Índio, Museu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS e Prefeitura Municipal de Porto Alegre, como parte do evento "ORETATAYPY Presença Mbya-Guarani no Sul e Sudeste do Brasil” - inaugurada em outubro de 2011.  
  •  Mostra fotográfica “Imagemcorpoverdade Tikmũ’ũn”, montada nos seguintes locais:
    -Universidade do Estado do Rio de Janeiro, como parte do evento 22ª UERJ Sem Muros, mostra composta de duas malas autoportantes com fotos do muro da exposição etnográfica realizada no Museu do Índio, em 2010, expondo o olhar feminino retratado em fotografias criadas por mulheres Maxakali – setembro de 2011
    -Mostra apresentada também durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2011, no Jardim Botânico (RJ), expondo vinte painéis fotográficos com a visão de mundo das mulheres do povo indígena de Minas Gerais, autoras das imagens – outubro de 2011. 
  • Exposição “Tisakisu: tradição e novas tecnologias da memória” - Salão Negro do Ministério da Justiça (BSB) – abril a maio de 2009.

© Direitos reservados Museu do Índio - FUNAI