Museu do Índio Portal Brasil CGU - Acesso à Informação
Trocar cores de fundo Fundo branco Fundo cinza Fundo marrom Fundo vermelho Fundo amarelo Fundo verde
rikbaktsa-cult.jpg
Página Inicial > Notícias > Oficina Krahô

Último dia da Oficina Audiovisual do ProDocult

Alunos da Oficina Audiovisual

No último dia da Oficina Audiovisual do Projeto de Documentação de Culturas Indígenas do Museu do Índio, os seis Guarani-Mbya participantes, concluíram os trabalhos de edição e filmagem, iniciados nesta terça-feira(28/06).

Durante quatro dias, o grupo editou o material produzido durante a Oficina de Capacitação de Pesquisadores Indígenas para Registro da Cultura Material e Imaterial, realizada pelo PRODOCULT, entre agosto de 2009 e dezembro de 2010, na Aldeia Sapukai, Terra Indígena de Bracuí, em Angra dos Reis.

A iniciativa, que aconteceu esta semana no Museu do Índio, teve a coordenação do antropólogo do PRODOCULT, Rafael Fernandes Mendes Júnior. O resultado do trabalho será apresentado na Feira Literária de Parati – FLIP, que começa no dia seis de julho. Participaram do treinamento os Guarani Lucas Xunu Mirim Benite, Cláudio Benite, Marcos Peralta,Nélida Rete Venega, Marina Kerexu Silva e João Mendonça Martins Filho.

As aulas foram dadas pelo documentarista Celso Renato Maldos . Formado em artes plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Maldos começou a trabalhar como documentarista em 1982, tendo se dedicado, deste então, aos movimentos sociais no Brasil e no exterior. Segundo ele, o PRODUCULT é um instrumento fundamental para preservação e resgate de conhecimentos ancestrais . O documentarista destacou a importância do uso dos recursos audiovisuais, como vídeo e internet, pelas culturas de tradição oral. Para Celso Maldos “hoje a história não é mais escrita só pelos vencedores, mas também, por todos que têm acesso as tecnologias disponíveis.”

Veja aqui as fotos das oficinas.